Scroll Top

Clean & Safe

Um Hotel Saudável & Seguro*

Desenvolvemos um plano de prevenção proativo adaptado ao Covid-19. Reforçámos os procedimentos diários para garantir que os membros da nossa equipa, os nossos hóspedes e visitantes se sintam confiantes de que este hotel lhes oferece um ambiente limpo e seguro. Neste contexto, foram adotadas as seguintes novas práticas:

Formação a todos os colaboradores

Todos os colaboradores receberam informação e/ou formação especifica sobre:
• Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19;
• Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:
   - Higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70% de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas;
   - Etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos;
   - Conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas;
• Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre (medir a temperatura corporal e registar o valor e a hora de medição), verificação de tosse ou dificuldade em respirar;
• Como cumprir as orientações da Direção Geral de Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos.

Informação a todos os clientes

É disponibilizada a todos os clientes a seguinte informação:
• Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19;
• Qual o protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.

O Hotel possui

• Equipamentos de proteção individual em número suficiente para todos os trabalhadores;
• Equipamento de proteção individual disponível para clientes (capacidade máxima do hotel);
• Stock de materiais de limpeza de uso único proporcional às suas dimensões, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º;
• Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool na receção, nos átrios de piso, na sala de pequenos-almoços, no bar e nas instalações sanitárias comuns;
• Contentores de resíduos com abertura não manual e sacos de plástico;
• Local ventilado para isolar pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, com casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, kit com água e alguns alimentos não perecíveis;
• Nas instalações sanitárias comuns, equipamento para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.

O Hotel assegura

• Lavagem e desinfeção, de acordo com o protocolo interno, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam. garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos;
• Limpeza, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, mesas, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários);
• Ser dada preferência à limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco;
• Os aspiradores utilizados possuem filtros HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance), normalmente utilizados em sistemas de ventilação de unidades de cuidados intensivos ou laboratórios;
• A renovação de ar das salas e espaços fechados é feita regularmente;
• A desinfeção da peça de água é realizada como definido em protocolo interno;
• Na sala de pequenos-almoços e no bar, o reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies, sendo evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por clientes e colaboradores.

O protocolo de limpeza e higienização garante

• A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada conforme protocolo interno;
• A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-a diretamente para o saco com fecho no carro da lavandaria;
• A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da farda dos colaboradores e da roupa de cama/atoalhados (cerca de 60ºC).

A operação assegura

• Que existe sempre ao serviço um colaborador responsável pelo acionamento dos procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o Serviço Nacional de Saúde);
• A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente das superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da Direção-Geral de Saúde;
• O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.

* Este Hotel obteve a Declaração de Estabelecimento Saudável & Seguro em 14/05/2020, com validade até 30/04/2021, atribuída pelo Turismo de Portugal, que representa o nosso compromisso de cumprimento das orientações da Direção-Geral de Saúde relativamente à contenção do surto de coronavírus Covid-19.

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant